Olá Aventureiros.

   Depois de assistir O Menino e o Mundo me perguntei: "O que fazemos da vida? O que fazemos do mundo?". É um daqueles filmes que te fazem entrar em estado de transe assim que os créditos finais começam. Você simplesmente não sabe o que dizer ou fazer. Ele acabou, ponto. Mas não queria que acabasse.

Sinopse do Vaca: Tudo começa com uma familia que vive no campo e um menino com uma imaginação incrivelmente fértil. Tudo está em perfeita harmonia até que o pai abandona a família e se muda para a cidade grande à procura de trabalho, deixando mãe e filho sozinhos. O menino sentindo a falta do pai foge de casa afim de encontrá-lo. No decorrer de sua jornada o menino conhece diversas pessoas e desfruta de suas gentilezas, enquanto observa o mundo a partir do seu ponto de vista de menino.


O que eu achei: Estava mais do que na hora de assistir uma animação brasileira, e detalhe: Um dos bons. Damos tanto crédito às animações internacionais que simplesmente ignoramos o mercado nacional - Prova disso é que o filme foi lançado em 2013 e só agora em 2015 o estou assistindo(triste realidade). O filme mistura diversas técnicas de produção, entre elas: desenho a tinta, caneta, recortes de jornais, papeis, dobraduras e efeitos 3D.  E no que resultou toda essa  mistura? A resposta é clichê, mas tá valendo porque é verdade: Ficou incrivelmente lindo e esteticamente limpo. O grande quantidade do branco nas cenas deram um visual sutil e limpo, o que ajudou a transmitir a ideia sem tirar o foco do que é essencial. O menino foi desenhado de maneira simples, como se uma criança o houvesse feito.
   Outro ponto forte na animação fica pelo maravilhoso trabalho da trilha sonora e os efeitos, como barulhos de chuva simulado com palmas. Por diversas vezes as batidas eram feitas com o corpo e não com baterias e tambores, o que deu ainda mais um tom de criança e brincadeira a obra. E os diálogos? Que ideia incrível. As falas foram escritas em português só que ao contrário. Você se pergunta "Como vou entender se tá tudo do avesso?", simples: Não é necessário, o filme foi criado para ser entendido sem a necessidade dos personagens dialogarem, você o compreende apenas observando seus gestos e expressões nos olhos.

Ah... e a animação tem muita crítica social e ambiental, essas são as partes que mais me deram tapas na cara. A sociedade consumista também tem lugar na história, assim como os pobres, os trabalhadores explorados, a evolução tecnológica e suas consequências, o desmatamento e muito mais... E o mais legal: Alê Abreu(o diretor) conseguiu transmitir todas essas ideias a partir do ponto de vista de uma criança. Um menino.

Bora assistir que tá lindo.

Um extra procês, que essa música tá muito boa: Emicida - Aos olhos de uma criança



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Nenhum comentário:
Postar um comentário